Secretária de Educação se reúne com a UERN e busca manutenção do NAESU em Umarizal

A Secretária Municipal de Educação de Umarizal, Professora Evanice Dias, se reuniu nesta terça-feira (30) com a Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na cidade de Mossoró.

O objetivo da reunião, articulada pela própria secretária municipal foi discutir a oferta de Curso de Especialização através do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal (NAESU). O encontro foi produtivo e a Professora Evanice Dias considerou que, com isso, há esperanças de que a Prefeitura de Umarizal consiga manter o Núcleo da UERN de portas abertas na Cidade.

Estiveram presentes à Reunião a própria gestora da pasta municipal, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UERN, Professor João Maria Soares, o Diretor de Pós Graduação Marcelino e o Professor Jailson José dos Santos, Vice-Diretor do Campus da UERN em Pau dos Ferros, que também é Coordenador do Curso Letras Inglês no Núcleo a UERN em Umarizal.

A Professora Eva salientou que seu maior objetivo, com a oferta da Especialização em Umarizal, é manter o núcleo em pleno funcionamento, cumprido a missão da UERN para a população de Umarizal e Região, considerando a importância da cidade como Polo na Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O Professor Marcelino fez esclarecimentos sobre as condições de oferta de Cursos de Especialização na UERN, afirmando que há algumas condições para tal, mas que seria possível fazê-lo através do NAESU/UERN.

O Professor João Maria fez alguns questionamentos sobre o perfil da região e, depois disso, afirmou que seria mais interessante para o Núcleo de Umarizal ofertar uma Especialização com área interdisciplinar, porque assim beneficiaria professores de várias áreas com este nível de formação.

Falou-se de várias modalidades de financiamento de Especialização e encaminhou-se que até o início do próximo semestre letivo da UERN o Campus de Pau dos Ferros deve dialogar com a Secretaria de Educação de Umarizal e construir o Projeto que será viabilizado por uma forma de financiamento possível, incluindo a possibilidade de autofinanciamento pelos cursistas ou até alocação de emenda parlamentar que dê sustentação à oferta da Especialização.

O Professor Jailson Santos (Coordenador do Curso Letras Inglês) afirmou que, inicialmente, a ideia era cursos na área de Linguagens, considerando o know how do Departamento de Letras de Pau dos Ferros no NAESU, ao longo de 11 anos, mas que um Curso interdisciplinar atende mais adequadamente a cidade de Umarizal, incluindo egressos do Núcleo da UERN e Professores da Educação Básica, de várias áreas de formação, de várias cidades.

Segue a luta pra que o trabalho se efetive e que em breve se possa comemorar a efetividade das ações do NAESU/UERN em Umarizal.