Prefeita Elijane Paiva assina termo para elaboração do plano municipal de saneamento básico

A prefeita Elijane Paiva (DEM), na tarde desta terça-feira (20), cumprindo mais uma etapa de sua agenda administrativa em Natal (RN), assinou, junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o termo de compromisso para a elaboração do plano municipal de saneamento básico para toda a zona urbana de Umarizal.

O documento que foi assinado pela Chefe do Poder Executivo Municipal, pelo Diretor Presidente da CAERN, Marcelo Saldanha Toscano e pelo diretor de Planejamento e Finanças da empresa, Anton Carlos Gondim Safieh, é o primeiro passo para se implantar na cidade do Alto Oeste Potiguar a rede de coleta de esgoto e resíduos sólidos produzidos no município.

Até o início das obras, algumas etapas deverão ser cumpridas. De acordo com a gestora municipal, a equipe técnica da prefeitura iniciará um estudo comprobatório da viabilidade técnica e econômico-financeira para a instalação das redes de coletas. Em seguida, a PMU vai elaborar as normas de regulação que prevejam os meios para o cumprimento das diretrizes desta Lei.

“Após a conclusão do estudo de viabilidade técnica, iremos encaminhar um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Umarizal (CMU) para a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico e a partir daí, começarmos os serviços dessa importante obra para toda a cidade de Umarizal. Saneamento básico é mais saúde e desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou Elijane Paiva.

Outra vantagem da assinatura desse termo junto à CAERN foi a regularização de pendências financeiras que o município de Umarizal tinha com a empresa e dessa forma, a administração umarizalense poderá realizar o parcelamento dessa dívida, iniciada em 2010, e soma um montante superior a R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais).