Prefeitura de Umarizal esclarece publicação de Blog sobre atendimento médico fora de Posto de Saúde

A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público esclarecer publicação feita em Blog da região afirmando que um médico realizou atendimento à pacientes em baixo de uma árvore devido o Posto de Saúde encontrar-se fechado.

Inicialmente, a Prefeitura deixa claro que o médico Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim – Dr. Bernardo Amorim – não faz parte do quadro de profissionais da saúde que prestam serviços à municipalidade e por isso, não tem nenhum vínculo profissional com o município de Umarizal.

No entanto, a PMU mantém o convênio, do Sistema SUS, com o Hospital Maternidade Abel Belarmino Amorim, da cidade de Almino Afonso (RN), que garante a realização de procedimentos cirúrgicos e as internações hospitalares necessárias à população de Umarizal, cujo diretor é do Dr. Bernardo Amorim.

A Prefeitura informa ainda que, na forma de parceria pelas Autorizações de Internação Hospitalar (AIH’s), o referido profissional realiza, a cada quinze dias, consultas e os possíveis encaminhamentos para as respectivas cirurgias dos diversos pacientes umarizalenses.

Para esses atendimentos, a PMU cede uma das Unidades de Saúde da Família para que, de forma gratuita, o médico realize tais procedimentos. Porém, é do conhecimento do próprio Dr. Bernardo Amorim e de toda a população que as USF’s possuem um cronograma e horários específicos de atendimento.

Diante do ocorrido, a Prefeitura reitera que todas as USF’s em Umarizal realizam seus atendimentos em todos os dias úteis da semana, sempre no horário das 7h às 12h e das 14h às 17h. No dia em que teria acontecido o fato registrado, de forma midiática, no espaço eletrônico regional, o médico teria comunicado à Secretaria de Saúde que só poderia chegar para seu atendimento quinzenal após as 15h.

Porém, sem nenhum comunicado antecipado aos responsáveis pelo controle de toda a logística dos atendimentos do profissional, o Dr. Bernardo Amorim chegou à Unidade de Saúde da Família Cosma Lemos dos Santos, no bairro Caraíbas, bem antes das 14h, horário de abertura da unidade e por isso, a encontrou fechada.

A Prefeitura Municipal de Umarizal deixa claro que, desde o dia 02 de janeiro de 2017, nenhuma das USF’s foram fechadas em nenhum dia útil. E esse é um dos maiores compromissos da atual gestão municipal com toda a população umarizalense, na área da saúde.