Prefeitura de Umarizal instala primeiro equipamento de ultrassom odontológico em UBS

A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu a instalação do primeiro equipamento de ultrassom odontológico na Unidade Básica de Saúde Cosma Lemos dos Santos, no Bairro São José.

O aparelho que é usado na limpeza e alisamento da superfície do dente foi adquirido através de uma das Emendas Parlamentares destinada ao município pelo deputado federal Walter Alves (MDB), ficando a cargo da municipalidade a sua instalação e manutenção.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Bucal, a odontóloga Ivana Brasil, “O ultrassom periodontal é uma ferramenta importante na prática odontológica. Trata-se de uma pontinha que joga água e vibra enquanto remove o tártaro e manchas externas”.

“É uma raspagem que visa à limpeza e alisamento da superfície do dente para que este acumule menos placa bacteriana e evite doenças nas estruturas de suporte do dente: gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar”, completa a dentista.

Ainda de acordo com Ivana Brasil, “o uso do ultrassom não substitui o uso de outras ferramentas para limpeza realizada em consultório, mas aliada a ele e a colaboração do paciente traz grande benefício à saúde oral. Lembrando ainda que cada paciente deverá receber orientações e tratamentos individualizados de acordo com a sua necessidade”.