Dia D: Prefeitura de Umarizal disponibilizará quatro pontos de vacinação contra a Influenza neste sábado, 12

Neste sábado, 12 de maio, acontece em todo o país o dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a influenza. Em Umarizal (RN), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) definiu quatro pontos de apoio que vão imunizar as pessoas que se encontram dentro dos grupos de riscos da campanha. O Ministério da Saúde trabalha com a vacina trivalente, que protege da influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B.

A Secretaria definiu como pontos de vacinação: A UBS Cosma Lemos dos Santos, no bairro Caraíbas; a UBS Dr. Raul de Franca Alencar, no Centro da cidade; a UBS Expedito de Sousa Nobre, no bairro COHAB e a UBS Vera Lúcia Dias da Costa, no bairro São José.

As quatro Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, para atender a todos os umarizalenses dentro do grupo-alvo da campanha. A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da prevenção através da vacinação e lembra que é indispensável o uso da Carteira de Vacinação para que sejam registrados todos os procedimentos nas UBS’s.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município, Liane Amorim, as quatro unidades que funcionarão para essa finalidade já estão com os estoques de vacina garantidos e não haverá nenhuma possibilidade de faltar vacina neste sábado. Ainda de acordo com a enfermeira, a UBS Cosma Lemos dos Santos funcionará apenas no turno matutino, sem prejuízo à comunidade.

De acordo com Ministério da Saúde, devem receber a imunização crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada (mediante apresentação de declaração da escola); pessoas com mais de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.